top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Henrique Nostorio

Calendário de Pagamento de Benefícios do INSS em 2024

Atualizado: 9 de jan.


Os segurados do INSS que recebem benefícios previdenciários (aposentadorias, pensões, auxílio-doença etc) e benefícios assistenciais (o BPC, exceto Bolsa Família), podem conferir as datas de pagamento dos benefícios em 2024. O calendário divulgado (em 08/12/2023) deve ser seguido de acordo com o número do benefício do segurado.


Segundo o INSS, o calendário de depósitos seguirá a mesma sequência de anos anteriores. Atualmente são mais de 39 milhões de pessoas com direito aos benefícios no país.


Para saber o dia correto do pagamento, o segurado precisa saber o número do benefício.


Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato: Ex. 123.456.789-0. O número a ser observado será o penúltimo (Ex. 9), desconsiderando o dígito.


Também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele. Os que ganham até um salário mínimo recebem antes.


Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro, por exemplo, serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1 de fevereiro.


Sobre o salário mínimo de 2024:


De acordo com o Decreto 11.864/23, a partir de 1º de janeiro, o salário mínimo terá reajuste de 6,97%, alterando de R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00.


Vale lembrar que o salário mínimo sofre reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, que mede a inflação de famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos, além do crescimento real do PIB (produto interno bruto) de dois anos anteriores. E a inflação dos últimos 12 meses (até nov/23) foi de 3,85%.





77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page